Campanhas de marketing: o papel dos gestores para o sucesso das estratégias

Divulgação bem-sucedida de um produto ou serviço depende também de um gestor que acompanhe os resultados de perto

A internet abriu um enorme espaço para divulgação, no qual o empresário pode entender qual é o seu público-alvo e direcionar a comunicação do seu negócio. Há diversas formas de se trabalhar esse marketing, sendo que um dos mais eficientes é a campanha de anúncios.

No entanto, para que essa campanha seja bem-sucedida, é essencial montar uma boa estratégia que alie textos convidativos, boas imagens e acompanhamento de resultados. Para Rica Mello, gestor de pessoas, palestrante e empreendedor em diversas áreas de atuação, não saber as necessidades do seu consumidor e não realizar ajustes durante a campanha pode dificultar a conquista de resultados satisfatórios. “Os benefícios devem ser avaliados por meio das métricas, que precisam ser claras para evidenciar o desempenho da estratégia”, aponta.

A métrica ideal depende do objetivo do empreendedor ― pode ser o retorno sobre investimento (ROI), aumento nas vendas, crescimento no número de seguidores, entre outras. 

Com a tecnologia atual, é possível fazer um acompanhamento real da campanha, avaliando quais anúncios estão trazendo resultados melhores e focar o investimento nesse tipo de ad. “As grandes vantagens que os anúncios digitais oferecem são a possibilidade de acompanhamento instantâneo e a correção de rota. Assim, o empresário consegue obter os melhores resultados possíveis e maximizar sua campanha”, afirma Rica Mello.

Durante os primeiros passos do negócio o empreendedor até pode tentar fazer algo sozinho, mas o ideal é contar com alguém especializado, como uma equipe de marketing ou, até mesmo, uma agência. “Sem profissionais competentes, a margem de erros e de prejuízos aumenta muito, mas isso não significa que você possa simplesmente transferir a responsabilidade. Eu tenho datas e horários reservados para conversar com a minha equipe, entender como está a campanha atual e discutir novas estratégias. Os resultados estão sendo excelentes”, declara Rica.

O sucesso das campanhas depende de uma equipe comprometida e de supervisão eficaz. Também é essencial ter clareza quanto aos objetivos, contando com métricas colhidas constantemente para que os resultados sejam acompanhados. “É preciso ter paciência e estar pronto para mudar a rota sempre que necessário. A combinação desses elementos pode transformar essa estratégia em um motor de crescimento sustentável para a empresa”, finaliza.

Fonte Carolina Lara