Especialista em Marketing Digital e Inteligência Artificial dá dicas para pequenas e grandes empresas
O mês de setembro é o momento crucial para os empresários e profissionais de marketing focarem nos preparativos e ações para uma das datas mais esperadas pelos consumidores: a Black Friday. Com a crescente influência das redes sociais no comportamento de compra do cliente, a preparação adequada das plataformas on-line é essencial. E ainda dá tempo de se organizar e obter um excelente resultado. E isso vale tanto para quem tem negócio físico ou on-line. Para Camila Renaux, especialista em Marketing Estratégico, Marketing Digital e Inteligência Artificial pelo MIT nos Estados Unidos, eleita por três vezes a melhor profissional de Marketing Digital do Brasil, algumas estratégias eficazes impulsionam as vendas através das redes sociais durante a data. “Quando o assunto é Black Friday, a gente precisa lembrar da intensa sinergia que vai acontecer entre o varejo físico e o varejo on-line. O Instagram é uma valiosa ferramenta para quem tem loja física vender durante essa data. Se seu negócio tem presença digital, você pode fazer anúncios totalmente integrados, justamente para alimentar os diferentes canais. O importante é que você esteja onde o seu cliente está. E pode ter certeza de que ele está com o celular na mão também”, ressalta Renaux.
Entenda o que seu cliente quer
Essa etapa é um dos alicerces fundamentais para uma promoção bem-sucedida na Black Friday. Conheça seu público e alinhe isso com o que você busca para a data. Iniciar esse processo analisando o histórico de compras dos consumidores é um passo interessante. Isso permite a identificação dos padrões de consumo e a segmentação dos leads mais promissores, proporcionando a oportunidade de criar ofertas altamente personalizadas tanto para novos clientes, quanto para os que já são da casa.
Tenha um planejamento sólido
Defina metas claras, avalie o desempenho das campanhas anteriores e identifique seus produtos principais para promoção. Um plano sólido é a base do sucesso na Black Friday. Aqui você pode utilizar ferramentas de análise para avaliar tendências de mercado e comportamento do consumidor, isso ajudará a direcionar seu planejamento. Faça um cronograma com todas as etapas da campanha e o que trabalhará em cada uma delas. O planejamento vai auxiliar você a não se perder nos prazos.
Conquiste novos clientes, mas valorize os que você já tem
Uma das estratégias mais importantes é: priorize os seus clientes fiéis. Quando falamos de uma ação que tem foco em desconto, logo ficamos com aquela vontade de trazer novos clientes, mais pessoas. Mas, é preciso lembrar que os nossos atuais clientes têm uma taxa de conversão maior e melhor. São aqueles para quem é mais fácil e mais barato vender. Isso porque eles vão representar uma economia de dinheiro e também do seu tempo e esforço. E é muito comum que em períodos de Black Friday a gente acabe gerando descontentamento em quem já é cliente. Por isso, crie uma estratégia para quem já é cliente e uma estratégia para novos clientes. Afinal, o desconto e a redução do preço diminuem a barreira de entrada, aumentam o desejo daquele potencial cliente de efetivamente comprar o seu produto e/ou contratar o seu serviço, por exemplo.
Desperte o interesse do consumidor
Criar expectativa em suas redes sociais é um ponto forte para o sucesso na campanha. Depois de ter os produtos que entrarão na promoção alinhados, pense na divulgação e deixe a criatividade fluir. Utilize teasers, contagens regressivas e prévias dos produtos em promoção. Engaje seu público com histórias intrigantes que os mantenham ansiosos pela Black Friday.
Traga ofertas exclusivas
Aproveite as redes sociais para trazer ofertas exclusivas aos seus seguidores. E mesmo que não seja possível oferecer descontos altos, não há motivo para ficar de fora da Black Friday. A boa notícia é que existem diversas estratégias que você pode adotar para conquistar seu público. Entre elas, pode considerar a oferta de kits de produtos, a concessão de pontos extras em programas de fidelidade, a inclusão de garantias estendidas ou frete grátis, a disponibilização de cupons de desconto e a oferta de brindes, por exemplo. Utilize códigos de desconto ou vouchers que só são acessíveis através das suas redes sociais. Isso incentivará a fidelização e o compartilhamento das promoções. O objetivo é aproveitar a data para proporcionar uma vantagem significativa aos seus consumidores e promover o seu negócio, independentemente do caminho escolhido.
Nunca a loja inteira!
Vemos muitos negócios fazerem uma promoção com redução de preço e colocarem: “a loja inteira estará com 10% de desconto. Isso vai desagradar quem já é seu cliente, vai trazer aquela percepção de que esse cliente fidelizado fez um mau negócio, e você não vai estar trabalhando outras formas de encantar, superar expectativas e trazer essa percepção de maior valor. Como é que você faz isso na prática? Através de brindes, de serviços agregados, daqueles diferenciais e também de um produto exclusivo. Entre as estratégias, oferecer um produto ou serviço exclusivo é aquela chance de você não gerar comparação naquilo que você já vende. São combos especiais, serviços feitos sob medida, algo que o cliente só vai ter na Black Friday. Com isso, você vai trazer a questão da exclusividade e vai poder aplicar desconto sem ferir os seus demais mixes, sejam de produtos ou de serviços. Porque o cliente não vai ter comparação. É importante que você traga algo exclusivo para a Black Friday, porque assim você chamará a atenção e conseguirá vender outros produtos com uma margem maior, porque é assim que funciona. O cliente entra na loja, seja física ou virtual, por aquela isca, aquele chamariz. O preço ajuda muito nisso. Mas, quando ele chega, ele tem a oportunidade de comprar outros tipos de produtos ou serviços que têm essa margem melhor, maior e são mais estratégicos para você também.
Não esqueça da divulgação, mensuração e análise
A Black Friday representa um ótimo momento para aumentar a visibilidade de suas promoções, uma vez que os consumidores são bombardeados com e-mails de marketing e anúncios de ofertas nesse período. E, especialmente se você é um empreendedor de menor porte e não possui recursos para competir com anúncios caros em canais de massa, uma estratégia eficaz é explorar as possibilidades oferecidas pelo marketing digital e pelas redes sociais para promover suas ofertas. Uma excelente opção é aproveitar as ferramentas de impulsionamento oferecidas pelo Facebook e Instagram, que permitem direcionar suas campanhas para um público específico, mesmo com um orçamento limitado. Essa abordagem direcionada maximiza suas chances de alcançar potenciais clientes interessados em suas ofertas. Durante e após a Black Friday, analise o desempenho de suas campanhas nas redes sociais. Avalie o ROI (Retorno sobre o Investimento) e a eficácia de suas estratégias. Assim, poderá usar essas importantes informações para ajustar suas táticas futuras e encantar e fidelizar seus clientes.
Por Camila Tibes