Dados apontam que, nos próximos cinco anos, mais de 75% das empresas devem incorporar Inteligência Artificial em seus negócios
Com o rápido avanço tecnológico após a pandemia de covid-19 e o surgimento de novas ferramentas, o cenário para o futuro do mercado de trabalho vai enfrentar grande transformação.
Em um relatório recente, o Fórum Econômico Mundial apontou que 23% das ocupações devem mudar nos próximos cinco anos. As projeções revelam que o futuro profissional se baseará principalmente em funções ligadas à inovação, tecnologia e sustentabilidade.
Dentre os empregos que terão mais destaque, o Especialista em Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado em Máquina (machine learning) ocupa o primeiro lugar no ranking publicado pelo Fórum. Os dados ainda apontam que 75% das 803 empresas consultadas devem incorporar IA em seus negócios.
Para Sylvia Bellio, CEO e Co-fundadora da itl.tech – empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies, profissionais de todas as áreas devem se atualizar e adotar as novas tecnologias. “Não é preciso ser um profissional de TI para utilizar a IA no seu dia a dia”, afirma.
A especialista separou algumas dicas para auxiliar os interessados a iniciar na área de inovação e Inteligência Artificial, confira:
Entenda como a IA é aplicada e suas possibilidades
Para começar a trabalhar com inteligência artificial, é importante entender como essa tecnologia funciona e suas possíveis aplicações. Diferente do que muitas pessoas acreditam, esta área não se limita às disciplinas de exatas, como matemática e computação. Questões filosóficas e de lógica, interpretação de texto, neurociência e psicologia também estão fortemente ligadas ao desenvolvimento de uma IA.
Portanto, é importante procurar sobre os fundamentos do desenvolvimento da inteligência artificial, como ela pode ser aplicada e suas possibilidades no mercado atual e futuro. Utilize todas essas informações para construir uma base forte de conhecimento que possibilitará uma carreira bem-sucedida no setor.
Desenvolva habilidades críticas, criativas e de resolução de problemas
Muito se fala sobre como essa ferramenta pode substituir tarefas repetitivas, mas é importante ressaltar como ela valorizou as soft skills que são intrínsecas do ser humano, como a criatividade, pensamento crítico e a resolução de problemas.
“O profissional de IA será o responsável por articular como as demandas dos clientes serão traduzidas em soluções”, explica Sylvia. Portanto, para se tornar um bom profissional em IA, é preciso estar com as suas habilidades afiadas.
Estude sobre o uso de dados e tenha em mente as limitações éticas da sua função
Nos últimos anos, as questões ligadas ao uso de dados, privacidade e governança se tornaram centrais no mercado tecnológico. É importante ressaltar que os modelos de inteligência artificial são treinados a partir de bases de dados. Dessa maneira, é importante ter conhecimento sobre as questões morais que englobam este setor e evitar quaisquer problemas de má conduta sobre o uso de dados alheios.
Aprenda na prática
A prática é indispensável para a aplicação de conhecimentos. Entender o cotidiano de uma empresa, acompanhar um projeto e como os processos se desdobram são diferenciais no mercado de trabalho.
Além do conhecimento técnico adquirido a partir da experiência, encontros, workshops e hackathons são ótimas opções para desenvolver habilidades de comunicação, resolução de problemas e de inteligência emocional.
“Participar de iniciativas de código aberto, iniciar um projeto pessoal ou até mesmo colaborar com outros profissionais são possibilidades fundamentais para montar um portfólio poderoso”, ressalta a especialista.
Busque por comunidades de profissionais da mesma área
Por fim, nada melhor que companhia para trilhar essa jornada. Esteja mudando de área ou começando no mercado de trabalho, o senso de comunidade é um importante incentivo para evoluir em uma profissão. Além de promover trocas de experiências cruciais, construir uma rede de contatos é fundamental para um bom desenvolvimento pessoal e profissional.
Sylvia Bellio é CEO e Co-fundadora da itl.tech — empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies. Organizadora do Projeto Conte sua História que tem como objetivo divulgar, compartilhar histórias de mulheres da vida real. O primeiro livro do projeto foi lançado em 2020 – Mulheres Além do Óbvio.
Iniciou a carreira no setor financeiro, atuando como gerente da área administrativa de uma grande Instituição Financeira.
É autora dos livros “Simplificando TI”, “Impressões Digitais” e “TI de Salto”. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de Tecnologia
Conduz sua equipe de arquitetos de soluções e executivos de negócios para se posicionarem lado a lado com os profissionais de TI na busca de soluções para resolver os desafios de negócios das empresas.
Introduziu no Brasil fabricantes como: DotHill Systems de armazenamento FC; EqualLogic armazenamento ISCSI; Force10 de networking; Compellent de armazenamento FC|ISCI, entre tantas outras fabricantes.
Tem papel de destaque no empoderamento feminino no universo da Tecnologia. É a única mulher a compor o conselho das empresas parceiras da Dell Technologies no Brasil. Membro do DWEN Dell Women’s Entrepreneur Network e participante das últimas edições do evento. Integrante do WPN Women Partner Network. Integrante do Female Force Latam.
Por Julia Gonzales