Segundo o IBGE, 48% das empresas fecham no Brasil devido à falta de gestão
Empreender é um caminho cheio de desafios que muitas vezes podem desencorajar quem tem vontade de ter seu próprio negócio. Durante o primeiro quadrimestre do ano, mais de 736 mil empresas foram fechadas no país, incluindo companhias de micro, pequeno, médio e grande porte, segundo uma pesquisa feita pelo Mapa de Empresas divulgado pelo governo federal.
De acordo com dados do IBGE, 48% das empresas abertas no Brasil fecham nos três primeiros anos, e o principal motivo para isso é a falta de gestão. Mas, então, como começar seu negócio próprio com o pé direito e arrasar nos primeiros passos da jornada empreendedora?
Erros fazem parte do processo, mas é importante ficar ligado. Matheus Marcondes, especialista em negócios e CEO da Smile University, elencou os 5 maiores erros cometidos por empreendedores no começo de suas trajetórias.
Apostar em uma gestão sem metodologia
Gerir a sua empresa baseado apenas em sua própria experiência pode parecer um caminho tentador. Afinal, a vivência no campo muitas vezes é uma ótima bagagem para o mundo profissional. No entanto, há um ditado que diz que “gestores inteligentes aprendem com os próprios erros, mas somente os sábios aprendem com os erros dos outros”. Essa máxima ressalta a importância de adotar metodologias de gestão para garantir o crescimento e o sucesso sustentável.
Saiba separar seus relacionamentos e amizades
No começo, é comum pedir ajuda para parentes e amigos, mas é necessário manter equilíbrio na gestão de equipes. É fundamental reconhecer que empatia, respeito e ética são pilares que sustentam qualquer relação de trabalho saudável; porém, também é essencial manter a disciplina e a autoridade quando necessário. Nesse contexto, é importante pensar na sua equipe como membros de um time que compartilham metas e estratégias para alcançar resultados.
Confundir caixa com faturamento
Muitos empresários bem-sucedidos podem cometer em um erro crucial na gestão financeira: a confusão entre caixa e faturamento. Embora ambos os conceitos estejam relacionados às finanças, eles têm significados distintos, e gerenciar essa diferença é fundamental para o sucesso financeiro a longo prazo. O faturamento se refere ao valor total das vendas de serviços, enquanto o caixa é o montante real recebido pela empresa em um determinado período.
Qualidade sempre antes de quantidade
A vontade de expandir a equipe rapidamente sempre que surge uma nova demanda pode ser grande. No entanto, a estratégia de “qualidade sempre antes de quantidade” destaca a importância de otimizar os recursos humanos existentes antes de recrutar novos membros para o time.
Não esqueça de que é você quem dita a regra do jogo
Toda empresa, independentemente do tamanho ou setor, possui uma cultura empresarial única, composta por valores, crenças, comportamentos e normas que moldam a maneira como a organização opera e como os colaboradores interagem.
Se você não mostrar qual é a cultura de sua empresa, seu time o fará por você. E se eles não estiverem bem instruídos sobre a missão e os valores, não haverá um bom resultado.
Por Clarissa Ferrasoli