Vice-governador José Carlos Barbosa esteve presente representando o Governo do Estado
Com o objetivo do estimular estudantes dos níveis fundamental, médio ou técnico integrado de nível médio, de escolas públicas e privadas, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) promoveu nesta segunda-feira (2) a abertura da SCT (Semana de Ciência e Tecnologia). O vice-governador Barbosinha esteve presente representando o Governo do Estado e reafirmando o compromisso da atual gestão com a tecnologia e a inovação, ligadas as áreas do ensino, pesquisa e extensão.
Organizada desde 2010, a feira reúne trabalhos para a divulgação de ações desenvolvidas com estudantes e servidores do IFMS, além de palestras, oficinas, mesas-redondas e espaços para que estudantes apresentem trabalhos científicos. A feira é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e terá atividades até sábado (7) em todos os campi do Estado: Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel).
“O tema deste ano – Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável – tem muita relação com os quatro eixos da gestão do governador Eduardo Riedel, de um Mato Grosso do Sul que se movimenta em ser um Estado próspero, inclusivo, verde e digital. A ciência é o caminho para melhorar a qualidade de vida das pessoas, as condições de trabalho, ambientais, saúde, educação e da tecnologia. Promover grandes descobertas. Em nome do Governo, parabenizo o IFMS, em nome do campus de Dourados, pelo trabalho sério de formação, pesquisa e extensão. A feira científica é fundamental para provocar a apresentação de grandes trabalhos e estimular nossos estudantes abrindo um leque de oportunidades e de novos horizontes”, declarou.
A pró-reitora de pesquisa, inovação e pós-graduação do IFMS, Roselene Ferreira destacou a importância da participação da comunidade escolar nas atividades previstas na SCT. “Esta participação engaja os estudantes e pode motivá-los a se dedicarem mais aos estudos, além de fortalecer a comunidade para participar, colaborar e também estreita os laços entre pais, professores e servidores do IFMS”, afirmou. Segundo ela, o evento é uma oportunidade para troca de experiências e contribuição para o desenvolvimento da instituição.
Devido aos seus resultados práticos, o interesse e participação da comunidade acadêmica vem aumentando ano a ano. Em 2022 Foram selecionados 645 projetos, um número 73% superior ao registrado em 2021 (372). Em 2023 o número de trabalhos aprovados subiu para 916. Os trabalhos são nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística; Agrárias e Engenharias; e multidisciplinar.
Todos os participantes recebem certificado e premiação, que inclui o credenciamento para a Fetec/MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que, por sua vez, credencia trabalhos para eventos científicos nacionais e até internacionais.
Por Diana Gaúna/Vice-governadoria – GovMS