Sistema que elimina uso de papel já está em funcionamento em seis unidades administrativas de MS

Modernização da tramitação de demandas administrativas do Governo já está em funcionamento em seis unidades da administração

Atualmente a Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), PGE (Procuradoria Geral do Estado), CGE (Controladoria Geral do Estado) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) utilizam a plataforma unificada de demandas internas e externas.

A ação é alinhada com as diretrizes governamentais de transformação digital do Governo do Estado, e realizada em parceria entre a SAD (Secretaria de Estado de Administração) e a Segov.

O sistema para tramitação de documentos e virtualização de processos da administração pública, lançado em julho deste ano, vai começar a funcionar de forma efetiva a partir de janeiro de 2024.

Sistema foi lançado no dia 24 de julho deste ano e deve começar a funcionar em todas as secretarias em 2024. Foto Saul Schramm

Desde o lançamento, todos os ajustes para a adesão integral ao sistema já estão em andamento, para modernizar a gestão pública com mais eficiência e acessibilidade, tudo de forma eletrônica.

“A construção de um governo mais eficiente e transparente é uma tarefa coletiva, e a implantação desse novo sistema eletrônico representa um marco na busca por inovação, sustentabilidade e acessibilidade”, disse a secretária de Estado de Administração, Ana Carolina Nardes.

A previsão é de que com o Sistema de Processo Administrativo, as atividades em trâmite na gestão sejam executadas de maneira mais rápida e eficiente, além de gerar econômica de aproximadamente 50% em relação ao uso de papel. “É uma ação de sustentabilidade, economia e eficiência que o sistema vai proporcionar”, afirmou Nardes.

A ferramenta marca o novo ciclo de inovação tecnológica para a gestão digital dos processos administrativos do Estado, iniciativa que vai garantir celeridade, produtividade, economia, melhores resultados e modernização governamental.

Nome do sistema

Reprodução

O Sistema de Processo Administrativo Eletrônico vai revoluciona a forma como os documentos e processos são encaminhados na Gestão Estadual. Os servidores públicos estaduais e a população podem auxiliar na escolha do novo sistema.

Entre os dias 17 a 27 de outubro estará disponível, no Portal do Servidor (clique aqui), uma enquete para a participação ativa dos cidadãos neste processo de modernização do Estado. No local é possível votar na escolha do nome do novo sistema. Entre as seis opções apresentadas estão e-MS, SPE-MS, PROCESSOS-MS, e-PROCESSOS, PROeMS, ePRO-MS.

“A voz dos servidores do Estado e dos cidadãos sul-mato-grossenses é de fundamental relevância para moldar o futuro de nossos serviços públicos. Convido a todos a participarem ativamente na votação online para a escolha do nome do novo sistema”, disse a titular da SAD.

A votação está aberta desde ontem (17) até o dia 27 de outubro. E o resultado será anunciado no dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público.

Por Natalia Yahn/Comunicação e André Estoduto/SAD – GovMS