NZN preparou uma lista especial com estratégias de para garantir o sucesso de vendas
Com a temporada de compras mais aguardada do ano se aproximando, uma das principais necessidades de quem busca vender muito é como acertar em cheio o seu consumidor com as suas promoções e novidades. E, para ajudar esse empreendedor, a NZN, referência no desenvolvimento de soluções de publicidade e comunicação online, preparou uma lista especial com estratégias de marketing para garantir o sucesso de vendas na Black Friday.
“A estratégia multicanal ganha força principalmente no período de Black, pois de certa forma você acaba cercando o usuário, tendo mais de um ponto de contato e podendo reforçar a sua mensagem, seja ela uma oferta, divulgação ou o que for”, destaca o gerente de marketing da NZN, Arthur Wogram.
Wogram pontua que é importante observar as particularidades de cada rede social, analisando os formatos que performam melhor, consumo diferente do usuário, tendências (trends) diferentes. Na última Black Friday, por meio de suas verticais, a NZN gerou mais de R$ 600 mil em vendas para os parceiros somente no mês de novembro, por meio de ações de afiliação, conteúdo, mídia, com YouTube e redes sociais.
“O segredo está na personalização do conteúdo veiculado. Por exemplo, no TecMundo trabalhamos com live no Youtube pela possibilidade de os usuários clicarem no link e aproveitarem as promoções, então nosso trabalho no Instagram por exemplo, que também tem formato de live, é de uma cobertura em tempo real da live, com o objetivo de levar pessoas do Instagram para o Youtube”, comenta.
Confira mais dicas de estratégias de marketing de sucesso para a Black Friday:
Antecipação das ofertas
Uma das estratégias de sucesso na Black Friday é a antecipação das ofertas. Nesse cenário, as marcas buscam garantir o investimento do consumidor antes que ele tenha outras opções de mercado, evitando concorrer em períodos inflados de investimento em mídia. “Nesse aspecto, o TecMundo neste ano está começando suas lives de ofertas desde outubro, toda sexta-feira. Acompanhando as marcas que fazem essa antecipação, como por exemplo a Amazon que nos dias 10 e 11 de outubro fez com a campanha ‘Mega Oferta Amazon Prime’, destaca o gerente de marketing.
Captação de usuários para a base própria
Outro destaque importante é a captação de usuários para a base própria ao longo do ano. Isso inclui estratégias como o download de aplicativos, base de push notification, newsletters, inscrições em canais do YouTube, canais de mensageiros (como WhatsApp e Telegram) e seguidores em redes sociais. “Isso funciona tanto para essa proximidade com o público e economia do investimento em mídias pagas, quanto da estratégia multicanal,” afirma Wogram.
Planejamento de e-mail marketing
O planejamento antecipado de campanhas de e-mail marketing desempenha um papel fundamental para maximizar o impacto da Black Friday. “Uma base com uma média alta de abertura de emails e de cliques, muito provavelmente terá uma boa taxa de conversão em períodos como a Black Friday,” enfatiza Arthur.
Táticas para impulsionar tráfego e conversões
As táticas de “pré-Black” são fundamentais. A antecipação da criação de hot pages, otimização de termos de busca e o crescimento das bases de seguidores são cruciais. A divulgação de ofertas e cupons exclusivos é uma estratégia eficaz para impulsionar conversões.
Métricas e KPIs essenciais
Para avaliar o desempenho das campanhas de marketing, é essencial acompanhar métricas como audiência no hub de ofertas, audiência em lives e a receita gerada. Além disso, KPIs relacionados ao custo por visita, tempo de permanência, ações de clique e conversão são cruciais para otimizar a estratégia.
Tendências emergentes
Tendências como Live Commerce e o uso de canais de WhatsApp são emergentes na Black Friday. O Live Commerce envolve a transmissão ao vivo de produtos e promoções, enquanto o WhatsApp oferece um canal direto e pessoal para interagir com os consumidores.