Pesquisa aponta que 40% dos brasileiros aprovam publicidade de Bets em eventos esportivos e a patrocínios de times de futebol

Foto Vitor Silva

Motivação financeira é o principal fator apontado para apostar

Levantamento realizado pela Agência VIRTA, em parceria com o Instituto QualiBest, aponta que cerca de quatro em cada dez entrevistados (40%) considera como positivas, favoráveis e necessárias as propagandas das Bets em eventos esportivos e os patrocínios das casas de apostas a times de futebol. Para 30%, essas ações não têm impacto positivo nem negativo, enquanto 20% acreditam que são muito prejudiciais ao esporte.

A pesquisa mostra que as plataformas mais reconhecidas pelos entrevistados são Betano (61%), Bet365 (51%), Bet Nacional (48%), Esporte da Sorte (42%) e Vai de Bet (40%). Já entre os que jogam, as mais utilizadas são Betano (40%), Bet365 (33%) e Esporte da Sorte (21%).

No que diz respeito às motivações para apostar, o principal fator apontado pelos entrevistados é o ganho financeiro (72%). Outras razões incluem a diversão e o entretenimento (42%), além do desejo de testar os conhecimentos esportivos (29%). O estudo ouviu 824 pessoas de todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Redes sociais são as principais fontes de informação

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Foto JESHOOTS.com

Quanto às fontes de informação sobre apostas, o estudo aponta que, entre os que jogam, 55% utilizam as redes sociais — como Instagram, YouTube, Facebook e TikTok — como principal meio de consulta. Outras fontes incluem amigos e conhecidos (35%), propagandas na internet (31%) e rádio e TV (24%).

Outro dado importante apresentado na pesquisa refere-se à influência da publicidade na escolha de uma plataforma. Os pontos mais relevantes na comunicação das marcas são a clareza das informações (58%) e a reputação e confiabilidade da plataforma (50%).

Os entrevistados também responderam sobre como avaliam a presença de influenciadores infantis nas publicidades das Bets. Segundo o levantamento, mais da metade (51%) fica muito incomodada com a participação de digital influencers. Já 21% se incomodam pouco com essa situação. Outros 16% veem como algo normal.

Segundo Paulo Moura, sócio-diretor da Agência VIRTA, o investimento massivo em comunicação é um dos principais, se não o maior, pilar estratégico das empresas que atuam nesse setor. “Apesar dos investimentos vultosos, é um segmento de mercado cujas estratégias, movimentações e bastidores ainda são, em geral, desconhecidos, devido ao pouco tempo de regulamentação no país. Percebe-se que além do reconhecimento de marca, que já vem sendo trabalhado, o próximo e inevitável passo das empresas que atuam no setor é investir em reputação”.

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Foto David Geghamyan

Preferência por plataformas regulamentadas e rapidez nos pagamentos

O levantamento revela que, entre os 46% dos respondentes que jogam, os principais fatores para a escolha da plataforma são a rapidez nos pagamentos e retiradas (38%), a segurança e privacidade dos dados dos usuários, além das operações regulamentadas no Brasil (31%).

A pesquisa mostra que, entre todos os entrevistados, aspectos como a proteção de dados pessoais e financeiros (59%), a licença de operação por um órgão regulador confiável, e sistemas antifraude (48%), além da transparência nas políticas de uso e termos (46%), são considerados os mais importantes para garantir a segurança dos usuários das plataformas de apostas.

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Por Aurelio Guerra