FÓRMULA 1 DE VOLTA NESTE DOMINGO NA ÁUSTRIA

Hamilton vai atrás de mais um campeonato Foto Divulgação F1

Neste domingo, às 9h10 no horário de MS, enfim os carros largaram para a temporada 2020 da Fórmula 1, no GP da Áustria. Foi o início de um disputa bastante diferente da que os fãs da principal categoria do automobilismo mundial estão acostumados a acompanhar. Com um número bem reduzido de corridas em relação a 2019, sendo todas as oito concentradas na Europa – ainda há estudos e negociações para outros países -, a briga pelos títulos mundiais de pilotos e construtoras pode ficar mais propensa a surpresas e oferecer risco às hegemonias de Lewis Hamilton e da Mercedes.

A conta soma exatos 113 dias desde 14 de março, quando estava tudo praticamente pronto para a realização do treino de classificação do Grande Prêmio de Melbourne, na Austrália. Porém, enquanto torcedores aguardavam do lado de fora do autódromo, a informação do cancelamento veio à tona. Era um dos primeiros grandes eventos esportivos adiados pela pandemia de Covid-19. Entraram em foco então as negociações entre equipes, patrocinadores e pilotos, regulamento, e as inúmeras especulações e reuniões sobre o calendário.

Definidas apenas no começo do mês passado, as datas trazem como inéditas as realizações de duas etapas consecutivas em um mesmo circuito, no Red Bull Ring, que além do GP da Áustria sediará o GP da Estíria – estado austríaco -, e em Silverstone, na Inglaterra, sede do GP da Grã-Bretanha e o GP do Aniversário de 70 anos da Fórmula 1, em agosto. Campeonato enxuto, porém ainda indefinido, que pode trazer provas em Portugal e na Itália, e ainda no Brasil, que não foi descartado, mas tem situação dificultada pelos altos números de infecções e mortes pelo coronavírus.

Vinte pilotos, um único campeão. Disputa também marca definição das vagas para 2021
(Foto: Divulgação/F1)

Corridas do ano (confirmadas até aqui)

05/07 – GP da Áustria (Red Bull Ring)

12/07 – GP da Estíria (Red Bull Ring)

19/07 – GP da Hungria (Hungaroring)

02/08 – GP da Grã-Bretanha (Silverstone)

09/08 – GP dos 70 anos da Fórmula 1 (Silverstone)

16/08 – GP da Espanha (Barcelona)

30/08 – GP da Bélgica (Spa-Francorchamps)

06/09 – GP da Itália (Monza)

O campeonato

Entre as definições que persistiram do período anterior a pandemia, a manutenção da Mercedes como grande favorita ao sétimo título consecutivo é inquestionável, assim como o favoritismo de Hamilton a se consolidar de vez como o piloto mais vitorioso em números na Fórmula 1. Ainda mais pela melhoria da resistência do motor alemão em altas temperaturas, além da implementação do sistema de direção em duplo eixo (DAS). Porém, a configuração das pistas garantidas dá à Red Bull o status de ‘carta na manga’, contando com a melhoria do motor Honda, além dos arrojados pilotos Max Verstappen e Alexander Albon, surpresa da última temporada.

Já a Ferrari, perdeu mais espaço na briga pelo título, largando atrás novamente no desenvolvimento do carro, embora prometa “uma mudança significativa de direção em termos de desenvolvimento” a partir do GP da Hungria. A Racing Point – futura Aston Martin em 2021 -, pelos bons resultados nos testes do início do ano, merece uma atenção especial sobre o desempenho na estreia, mas McLaren e Renault, apesar dos problemas, seguem polarizando a briga pelo destaque do “segundo pelotão” da F1.

Fonte: Supersports