Os cuidados você precisa ter com as plantas no verão

Dicas simples que vão manter suas plantas sempre saudáveis

Com a chegada do verão, e das temperaturas mais altas do ano, o cuidado com as plantas também precisa ser adaptado. Afinal, com a mudança da estação, a posição e a incidência de sol também muda, assim como a umidade do ar. E para ajudar os novos “pais” e “mães” de plantas nesse primeiro verão verde, a jardinista Marina Reis, do Atelier Colorato, compartilha quatro dicas para a rega ideal de verão:

Mude as plantas de lugar

“Com a mudança da estação, o posicionamento do sol também muda, então cuidado com o sol direto nas plantas, principalmente o sol da tarde. Troque o cantinho das suas plantas por um lugar com meia sombra”, aconselha Marina.

Hidrate e garanta umidade

“No verão, as plantas costumam perder água mais rápido por causa do calor, então borrife mais ao redor da planta. Assim você cria um ambiente mais úmido para ela se sentir hidratada”, orienta a designer floral.

Regue devagar

“Mesmo se a sua planta estiver desidratada, nunca jogue uma grande quantidade de água de uma única vez. O ideal é despejar a água devagar, para regar bem todos os cantinhos da planta igualmente. Assim você impede que a água escoe pelo vaso sem hidratar bem a planta”, explica Reis.

Aumente a quantidade de régua

“Está calor e reparou que a sua planta está desidratada e triste? Molhe mais vezes na semana! Utilize um regador que dissipe a água, tipo chuveirinho, isso ajuda a regar mais igualmente a planta. E se ficou na dúvida se ela precisa mesmo de água, basta fazer o teste do dedinho para se certificar de que o solo está seco e se a planta precisa de mais rega”, comenta a designer floral.

Vai viajar?

Para quem pretende viajar nessa época do ano, além do cuidado com COVID, também pode preparar as plantinhas para o tempo de ausência, é fundamental fazer isso com antecedência para garantir um lar verde e sadio no retorno. E para ajudar nessa tarefa de manter as plantas felizes durante as suas férias, Marina Reis, aposta em três macetes para plantas de folhas finas e largas e até para plantas mais jovens.

Junte todas as plantas em um só lugar e regue bem

“Como as plantas vão estar todas próximas umas das outras, elas vão criar um ambiente úmido e demorar mais para perder água. A escolha do local também é muito importante para manter as plantas sadias. Dê preferência por lugares com sombra ou meia luz, que possuem luminosidade, mas não sol direto. Um lugar com sol direto pode acabar fazendo com que a água das plantas evapore mais rápido”, explica Marina Reis.

Crie uma estufa improvisada

“Regue a sua planta até encharcar o solo e depois vede tudo com um saco plástico. Assim, você cria uma mini-estufa improvisada, que vai garantir um ambiente úmido e hidratado para a sua plantinha até o seu retorno”, orienta a jardinista.

Pedras e Palhas

“Além de decorar seu vaso com um acabamento bem natural, as pedras e palhas, quando postas na terra, ajudam a manter a temperatura da planta e ainda a protegem do sol direto”, conta Marina Reis.

Por Kym Souza – Casa.com.br