A origem, não se sabe ao certo. Dizem que a cruz desenhada no topo espantaria espíritos malignos. E quem compartilha um pão cruzado com outra pessoa fortalece os laços de amizade. A Rainha Elizabeth I, lá por 1590, teria dito que os hot cross buns eram muito especiais e só poderiam ser consumidos na Sexta-feira Santa – e quem fosse pego assando uma fornada deles em outra época do ano seria obrigado a doá-los para os pobres. Hoje, os deliciosos pãezinhos doces de Páscoa, que levam frutas secas e especiarias, podem ser encontrados o ano todo na Grã-Bretanha. Há também variações da receita com pedaços de chocolate ou nozes. Eles são decorados com uma cruz branca e servidos quentes e com manteiga. Que tal aproveitar o dia para colocar a mão na massa?
Ingredientes
– 300ml de leite
– 50g (3 1/2 colheres de sopa) de manteiga
– 500g (2 1/2 xícaras) de farinha (você precisará de mais 75g para as cruzes – o equivalente a 1/2 xícara + 1 colher de sopa)
– 75g (1/4 xícara + 1 colher de sopa) de açúcar
– 2 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco
– 1 ovo
– 1 colher de chá de sal
– ½ colher de chá de canela
– 3 colheres de sopa de geleia de damasco
Modo de preparar
Leve o leite para ferver, retire do fogo e adicione a manteiga. Deixe esfriar até a temperatura ambiente.
Misture os ingredientes secos (farinha, sal, açúcar, fermento) em uma tigela e despeje a mistura de leite e manteiga.
Bata o ovo e adicione à tigela, misturando bem com uma colher de pau até que se forme uma massa.
Com as mãos limpas, amasse a massa e deixe-a crescer em local quente coberto com um pano de prato úmido e limpo por cerca de uma hora.
Adicione as passas e amasse novamente. Deixe crescer por mais uma hora.
Divida a massa em 16 partes iguais em uma superfície enfarinhada e use as mãos para transformá-las em pequenas bolotas.
Forre uma assadeira com papel-manteiga e coloque as bolotas por cima, deixando espaço para a massa subir. Cubra e deixe crescer por mais uma hora.
Para fazer as cruzes, misture gradualmente a farinha restante com água até obter uma massa firme. Use um saco de confeitar e um bico fino para desenhar as cruzes nos pães. Asse em forno pré-aquecido a 220°C por 20 minutos.
Durante esse período, derreta a geleia de damasco em fogo baixo e passe por uma peneira. Espalhe a geleia quente no topo dos pães prontos como se fosse esmalte.
Corte os pães ao meio e, se quiser, leve-os à torradeira. Espalhe a manteiga e delicie-se!