É grave a crise

As cataratas do Iguaçu sem água ilustram a gravidade do quadro. Foto Kiko Sierich/Sanepar

Satélite da NASA retrata pior seca do Brasil em um século

O centro e o sul do Brasil enfrentam no momento a pior seca em quase um século e imagens recentemente capturadas por satélite da NASA na região do Lago das Brisas, no rio Parnaíba, em Minas Gerais, ilustram a gravidade de tal quadro. As imagens foram registradas pelo Operational Land Imager (OLI), instrumento do satélite Landsat 8, e comparam imagens do dia 17 de junho desse ano, com registros da mesma região capturados à mesma época do ano em 2019.

A agência espacial dos EUA confirmou que são visíveis os baixos níveis de água na bacia do Rio Paraná, o que ilustra a potencial crise energética provocada, já que o Rio alimenta diversas barragens hidrelétricas e reservatórios que fornecem energia à região. Consta que ao menos cinco reservatórios registraram níveis de água com dois metros abaixo da média calculada no período entre 1993 e 2002, de acordo com monitoração do Global Reservoir and Lake Monitor combinando dados coletados por radar e satélite.

O registro do Índice de Estresse Evaporativo (ESI) no país. Ilustração NASA

Dos 14 reservatórios próximos monitorados, 7 apresentaram os níveis mais baixos medidos desde 1999 na região, e nas proximidades da fronteira do Brasil com o Paraguai o Rio Paraná apresenta níveis em 8,5 metros abaixo da média, cenário que pode atrapalhar ou mesmo interromper o tráfego de navios de carga e afetar a entrega e, assim, o preço de mercadorias. Outro aspecto comercial que a seca pode provocar é diretamente na produção de safras importantes como café, milho e laranja, entre outras.

A NASA também compartilhou imagem de satélite que revela o Índice de Estresse Evaporativo (ESI, em inglês), mostrando o impacto da falta de chuvas sobre a superfície da terra e das plantas – o índice mostra, portanto, a quantidade de água que vem evaporando da superfície e das folhas. “As áreas marrons indicam plantas estressadas devido à umidade inadequada, mesmo que suas folhas ainda não tenham murchado ou se tornado visivelmente marrons”, escreve a NASA, em seu site. “Grande parte da vegetação estressada está localizada em Estados agrícolas importantes, incluindo Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná”.

Rio Paraná. Foto Flickr

O nível de chuvas no Brasil vem se registrando abaixo da média desde o segundo semestre de 2019, como consequência principalmente de fenômenos meteorológicos como La Niña. Essa é, porém, somente uma parte das causas do cenário problemático, já que o desmatamento do Cerrado agrava consideravelmente a escassez em tais reservatórios no Rio Paraná, de onde é gerada a maior quantidade de energia do país. As informações foram apresentadas em reportagem original da BBC News.

Por Vitor Paiva – Hypeness