Prefeitura lança plano municipal de gestão estratégica por resultados
A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (Sugepe), apresentou nesta segunda-feira (30), o Plano Municipal de Gestão Estratégica por Resultados -Plano Gestar, uma ferramenta do Programa de Gestão por Resultados Estratégicos Sociais e Operacionais, o Progresso.
A iniciativa, inédita da administração, vai garantir mais eficiência, celeridade e economia aos cofres público, auxiliando no desenvolvimento, acompanhamento e avaliação das ações executadas pelas unidades municipais.
“Hoje é um marco da nossa gestão, é um processo de amadurecimento. Essa construção nos últimos quatro anos permitiu formar uma equipe que acredito, é muito competente. Começamos a trabalhar, desde fevereiro deste ano e criamos uma estrutura permanente dentro da estrutura administrativa da Prefeitura, de planejamento. E planejamento é fundamental para que a gente consiga gastar menos, ter equipes mais comprometidas e, principalmente, fazer mais entregas para a população”, afirma a subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin.
Catiana ainda lembra que o Plano foi depurado e conversado com cada um dos secretários, onde foi elencada cada meta prometida durante a campanha. “Fomos nas casas de cada cidadão de Campo Grande, prometer aquilo que gostaríamos de fazer. Tivemos uma receptividade em todas as unidades gestoras e conseguimos construir, para cada meta, todas as atividades envolvidas e vamos conseguir mensurar um indicador de desempenho”, explica.
Para o prefeito, Marquinhos Trad, a formalidade vai bem além de uma assinatura. “Há um compromisso moral com a consciência e o profissionalismo de cada um de vocês. Vocês vão sair daqui com uma responsabilidade muito grande, porque o grau de confiabilidade do campo-grandense em nós é de quase 80%. O ser humano precisa de qualidade de vida e isso nós podemos dar, fazendo as coisas certas, nos momentos certos”.
Na solenidade de entrega do Plano, secretários e adjuntos assinaram um Termo de Compromisso, referente ao cumprimento das metas apontadas. Essa proximidade e cumplicidade com o cidadão também foi destacada pelo chefe de Gabinete, Alex Gonçalves. “Estivemos nas sete regiões de Campo Grande levando nossas propostas, demonstrando que nossa gestão é diferente, onde a principal característica é trabalhar com o coração. Esse compromisso nós fazemos como cidadãos que querem o bem-estar das outras pessoas”.
O Plano Municipal é focado nas quatro marcas do governo: Campo Grande mais Desenvolvida e Sustentável; Mais Humana e Cidadã; Mais Segura e Inteligente, e atende todos os setores: saúde, educação, infraestrutura, cultura, segurança, social, tecnologia, com projetos estratégicos para o crescimento da capital.
A primeira-dama e presidente do Comitê Gestor do Fundo de Apoio à Comunidade, Tatiana Trad ressaltou que tudo que a administração se comprometeu a fazer, pode ser cumprido. “Agora é hora de colocar tudo isso em prática, de uma maneira planejada, organizada. Campo Grande só tem a ganhar, é um grande salto, a gente não vê isso em gestão pública, planejamento, metas, indicadores, ainda vamos colher muitos frutos”.
Em reuniões com representantes de cada pasta, foram definidas metas que vão receber atenção ainda mais especial da Prefeitura, os Projetos Operacionais Estratégicos, somando 167 POP´s. O acompanhamento das metas será feito pela Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos.
“Esse planejamento não é só para esse tempo, para essa gestão, mas para dar continuidade a tudo o que estamos propondo. É para que os próximos gestores peguem essa cidade com o caminho pronto para prosseguir, porque o sucesso de todo o serviço público é a continuidade”, salienta a vice-prefeita, Adriane Lopes.
O Plano Municipal de Gestão Estratégica por Resultados também vai incorporar as ações previstas no Modelo de Excelência em Gestão (Meg-Tr), estabelecido pelo Ministério da Economia e que consiste na sensibilização dos gestores, capacitação e orientação técnica, constituição do Comitê de Governança e Gestão, aplicação de dinâmica para autoavaliação, priorização de oportunidades e definição do Plano de Melhorias Priorizadas.
Por Prefeitura de Campo Grande