Essa é pra você nunca esquecer

positive young african american lady holding light bulb in hand on gray background
Foto Andrea Piacquadio

Alimentos que prejudicam a memória e a concentração

A psiquiatra nutricional e professora da Universidade de Harvard, Uma Naidoo, afirmou que certos alimentos, no dia a dia de uma pessoa, podem debilitar a memória e a concentração. Para evitar qualquer dano e ter uma dieta saudável, a fim de reduzir o risco de sofrer demência e deterioração cognitiva, a especialista recomenda evitar ou diminuir o consumo dos seguintes tipos de comida:

Açúcares adicionados

white topped doughnut beside peanut cupcake
Foto Matthias Zomer

Muitos produtos industrializados possuem excesso de açúcares adicionados, que provocam um aumento da glicose, substância utilizada pelo cérebro para produzir energia e alimentar as atividades celulares. O consumo descontrolado pode reduzir o rendimento mental, e por isso é fundamental ingerir somente o necessário.

Produtos fritos

close up photo of fried chicken
Foto Pixabay

Além de trazer um sabor particular aos alimentos, o consumo de frituras proporciona uma alta quantidade de calorias, gorduras saturadas e outras substâncias nocivas para o corpo. Um estudo recente revelou que o alto consumo de produtos fritos está relacionado a piores pontuações em matéria de aprendizado e memória.

Carboidratos de alta carga glicêmica

baguette bakery blur bread
Foto Pixabay

Mesmo que os alimentos ricos em carboidratos (por exemplo, pão, macarrão e qualquer outra coisa feita de farinha refinada) não tenham um sabor doce, o corpo humano ainda os processa da mesma maneira que faz com o açúcar. Segundo Naidoo, isso pode aumentar os riscos de desenvolver depressão. A pesquisadora diz que não é necessário eliminar os carboidratos da dieta, mas substitui-los por carboidratos de maior qualidade.  Entre eles, estão vegetais verdes, a maioria das frutas, cenouras cruas, feijão, grão de bico e lentilhas.

Bebidas alcoólicas

woman in silver v neck long sleeved dress
Foto Inga Seliverstova

Um estudo publicado no periódico British Medical Journal, em 2018, indicou que as pessoas que consomem mais de 14 doses por semana podem ter um risco elevado de demência, em comparação aos que bebem moderadamente. Os efeitos nocivos que o álcool causa sobre a memória já foram abordados em diversas pesquisas.

Nitratos

high angle view of bread on table
Foto Irita Antonevica

Segundo um estudo recente em psiquiatria nutricional, os nitratos, ingredientes utilizados para conservar e melhorar a pigmentação de frios, como toucinho, salame e salsichas, podem alterar as bactérias intestinais. Nesse caso, a reação química dentro do corpo pode causar um transtorno bipolar, segundo Naidoo.

Por History Channel Brasil