Com o mercado de SUV compactos em alta e fizemos o comparativo dos dois principais representantes deste segmento
Enquanto o primeiro tem versões 1.0 turbo de 120 cv de potência e 20,4 kgfm de torque e 2.0 aspirado de 167 cv e 20,6 kgfm, o segundo tem a gama inteira oferecida com o novo motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm. Ambos utilizam câmbio automático de seis marchas.
Para o comparativo ficar mais justo em relação aos preços, vamos destacar a versão Limited de R$ 130.790 do Creta contra o Renegade básico, disponível a partir de R$ 127.590 após aumentos anunciados em maio.
As duas configurações são 4×2, lembrando que apenas o Renegade tem opção 4×4 a partir da Série S.
Com relação ao desempenho, o Jeep aproveita do motor mais potente para chegar de 0-100 km/h em 9,5 segundos, enquanto o Creta alcança a mesma marca em 11,5 segundos.
Em relação ao consumo, o Creta leva uma pequena vantagem. Ele percorre 8,3 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina. Em rodovia os números passam para 8,7 km/l no etanol e 12 km/l em trechos rodoviários.
O Renegade 2023 consome 6,5 km/l na cidade com etanol, enquanto que na estrada o número salta para 8,5 km/l na estrada. Com gasolina, os números passam para 11 km/l na cidade, e 12 km/l na estrada.
Mais sobre o Creta
Com rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas, a versão Limited 1.0 turbo tem volante em couro com costura preta. Ele oferece faróis de neblina, luzes DRL, ar-condicionado automático digital, carregador de celular por indução, partida por botão e retrovisores com rebatimento elétrico.
O pacote de segurança inclui sensor de estacionamento traseiro, alarme volumétrico com sensor de inclinação, controle de cruzeiro adaptativo, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e aviso de frenagem de emergência. A Hyundai ainda oferece o pacote de assistência 24 horas.
O volante tem ajuste de altura e profundidade e a central multimídia é de 8 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O painel de instrumentos é digital com 3,5 polegadas.
Detalhes do Renegade
O Renegade oferece mais materiais emborrachados em relação ao Creta no painel. O modelo da Jeep ainda tem um visual mais despojado que o polêmico design do Creta.
Para o uso no dia a dia é uma questão muito de gosto pessoal, mas o Renegade propicia uma direção mais suave, conforto graças ao seu ótimo ajuste de suspensão e com um isolamento acústico mais efetivo para quem está no interior do carro.
A lista de equipamentos desta versão do Renegade não oferece alguns itens do Creta descritos acima como ar-condicionado digital, faróis automáticos, carregador de celular por indução e faróis neblina.
Em compensação, o SUV da Jeep vem com detector de fadiga, conjunto óptico full LED, frenagem automática de emergência, detector de fadiga e talvez o item mais cômodo entre esses: freio de estacionamento eletrônico.
A central multimídia do Renegade Sport tem 7 polegadas, com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio, enquanto o painel de instrumentos tem 3,5 polegadas. Os bancos são revestidos em tecido preto com costuras aparentes claras.
Porta-malas
O porta-malas do Renegade comporta 320 litros, enquanto o Creta possui capacidade para armazenar até 422 litros, ganhando neste quesito.
Qual é o melhor?
Vamos deixar o veredito para você decidir e conferir as ofertas do Renegade e do Creta aqui no iCarros.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Por iCarros