Inspirações para você mudar o seu conceito de casas geminadas

Agora, ninguém vai mais torcer o nariz para esse tipo de projeto

Quando se fala em casas geminadas, muita gente acha que esse tipo de imóvel é sempre pequeno, estreito, uma opção de moradia popular, já que costuma ser econômico para quem constrói e para quem compra. Há ainda quem ache que, por ser popular e econômica, a casa geminada raramente tem um projeto arquitetônico moderno e/ou sofisticado, que leve em conta, com sucesso, a funcionalidade dos seus ambientes, como aqueles que formam a área social, que pode integrar espaços como a sala de estar e a cozinha. Mas a verdade é que o conceito de casa geminada tem sido renovado com a construção desse tipo de imóvel em condomínios. Neste artigo, você vai conhecer 5 excelentes projetos de casas e sobrados geminados que vão mudar o seu conceito sobre eles. Confira!

Casa térrea: Beleza e qualidade em projetos de baixa renda

Este projeto de residências geminadas aposta nas casas térreas, que têm mais espaço horizontal do que os sobrados (o que parece óbvio mas nem sempre é verdade). Por isso mesmo, essas casas apresentam uma área mais larga na frente da residência, com uma vaga de garagem e com direito a um jardim que tem bastante potencial para um paisagismo que encante moradores e visitantes. Sem falar da palmeira imponente!

O projeto dessas casas geminadas é ainda mais interessante porque se trata de casas do antigo Minha Casa Minha Vida, programa habitacional público voltado ao financiamento de imóveis para pessoas e famílias de menor renda. Afinal, casas geminadas podem ser lindas e de qualidade mesmo quando se destinam a um público que geralmente não têm recursos para a compra de casas de maior valor.

Sobrado: Charme campestre

Danilo Rodrigues Arquitetura

Este conjunto de sobrados geminados, projeto realizado na África do Sul, traz um charme em estilo europeu, ao mesmo tempo campestre e tradicional, com seus telhadinhos de duas águas, a fachada em tijolinho, a marquise da entrada com telhas rústicas, o jardinzinho singelo e a romântica e clássica cerca branca em madeira. Não dá vontade de morar nessa casa lindinha?

Casa térrea: Estilo moderno

Casa térrea Estilo moderno – LUCAS PEREIRA ARQUITETURA

O projeto dessas duas casas térreas geminadas assume um estilo moderno, com linhas horizontais e verticais bem marcadas que juntas se equilibram harmoniosamente. Visto desde a rua, o conjunto também traz a harmonia da simetria. A fachada de cada casa apresenta um espaço para o jardim, o que confere leveza à residência, assim como o portão de metal vazado. Ao fundo, a garagem aberta também cria a mesma sensação. Mas o mais interessante é que o projeto é pensado para permitir que cada morador possa ampliar a residência de acordo com as suas necessidades sem que isso afete a funcionalidade da casa nem a fachada principal.

Sobrado: Moderno e espaçoso

Sobrado Moderno e espaçoso. JR ARQUITETURA + INTERIORES

Este conjunto de três sobrados geminados têm um projeto muito bem sucedido onde cada centímetro disponível realiza o propósito de otimizar espaços. A fachada de cada casa, em estilo moderno, apresenta uma parede em tijolinho que cobre a parede em todo o comprimento, criando uma sensação de unidade entre o primeiro e o segundo piso. A leveza é proporcionada pelo portão vazado, que permite visualizar a área do jardim e da garagem aberta, e pela sacada no piso superior, com guarda-corpo em vidro.

Já o interior da residência tem ambientes bem distribuídos, tendo no piso térreo sala de estar, sala de jantar, lavabo, cozinha, área de serviço e uma área externa aberta, que vemos na imagem acima. No piso superior, o espaço também é muito bem ocupado, com uma suíte grande com banheiro e a sacada mencionada, um quarto grande no lado oposto à suíte e, entre os dois dormitórios, há um outro banheiro e, no centro do andar, o vão da escada. Não há como não se encantar!

Casa térrea: Simples e linda

Yasmin Giese Arquitetura e Interiores

Estas três casas térreas geminadas são mais simples do que os exemplos anteriores, mas nem por isso são menos bonitas e funcionais. A frente de cada casa conta com um jardinzinho e uma área descoberta para carro. A porta de entrada na lateral da fachada permite que no centro dela se localize a janela de um dos quartos, garantindo a ventilação e a entrada de luz natural na área interna.

No interior da residência, os ambientes são dispostos no sentido da profundidade do espaço, no qual estão dispostos sucessivamente o quarto maior, o quarto menor, o banheiro, a área social integrada – que conta com sala de estar, área de jantar e cozinha – e uma área externa, com a área de serviço e uma parte aberta que pode virar um jardim ou espaço de lazer com churrasqueira, por exemplo.

Por Homify