fbpx

Os benefícios do alongamento

Veja a importância de se alongar antes de treinar

O alongamento é uma parte essencial, e muitas vezes negligenciada, do treinamento cardiovascular e de força. Ele diminui a incidência de lesões e promove a flexibilidade muscular. Os alongamentos devem ser realizados no início e no final do da atividade física, de preferência sob orientação de um educador físico.

Esta é a parte do treino mais fácil de pular. Você pode pensar que não tem tempo ou não precisa disso, mas o alongamento é uma das melhores maneiras de terminar qualquer exercício físico. A prática, além de melhorar a flexibilidade, promove relaxamento, porque tem como alvo todos os principais músculos do corpo, incluindo aqueles que são cronicamente tensos como o peito, ombros, costas, braços, quadris e pernas.

O ideal é fazer alongamentos todos os dias, se puder, para obter melhores resultados. Mas lembre-se de não exagerar, para evitar o estiramento das fibras musculares, que é um tipo de lesão provocada pelo excesso da prática.

Benefícios do alongamento

1. Melhora a postura

Músculos tensos podem causar má postura. Especificamente, os músculos do tórax, das costas (inferior e superior) e dos quadris podem causar má postura se estiverem tensos. Muitos de nós passam pelo menos uma parte do nosso dia sentados em um computador ou olhando para um smartphone ou tablet. A posição típica dessas atividades (ombros arredondados e cabeça para frente) provoca má postura. Podemos melhorar isso alongando o peitoral, o trapézio superior e os músculos isquiotibiais, para citar alguns. Quanto mais alongado estiver o membro, melhores os resultados.

2. Melhora a amplitude de movimento e evita perda de função muscular

À medida que envelhecemos, nossas articulações perdem a amplitude de movimento. Podemos neutralizar isso alongando-nos regularmente. Mesmo que a amplitude de movimento em algumas articulações seja limitada, o alongamento pode ajudar a melhorar isso.

3. Diminui a dor nas costas

Se tivermos uma postura inadequada na parte superior das costas, a parte inferior das costas compensa e pode desenvolver dor. O alongamento dos músculos das pernas e dos músculos mencionados para a postura provavelmente ajudará a reduzir dores na região da lombar.

4. Previne lesões

Se você esticar um músculo demais, ele ficará tenso ou rompido. Se você alongar e aumentar a amplitude em que um músculo pode se mover, a probabilidade de lesioná-lo diminui. O alongamento antes da atividade física ajuda especificamente a prevenir lesões, trazendo o fluxo sanguíneo para os músculos, aquecendo-os e diminuindo qualquer tensão que possam ter para evitar uma tensão ou uma ruptura.

5. Reduz a dor muscular

Se você sentir dor em um músculo ou grupo de músculos por causa de um treino, o alongamento pode ajudar a aliviar o desconforto. Muitas vezes, quando somos feridos, os músculos ao redor do local da lesão se contraem como uma resposta protetora. Ao alongar esses músculos tensos, a dor e a dor podem ser aliviadas.

Por eCycle

%d blogueiros gostam disto: